quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Para que serve uma Ponte?

Basicamente uma ponte serve para transpor um leito de água de forma mais prática e confortável. Ponte é uma obra de arte no conceito da engenharia. Obras de arte na engenharia são soluções técnicas para resolver problemas ou facilitar o cotidiano das pessoas.  Já na pré-civilização surgiram as primeiras pontes rudimentares; eram passagens elevadas sobre troncos de árvores ou cipós. O homem pré-histórico já se valia dessas técnicas para se deslocar de um ponto a outro dentro de seus domínios. Com a civilização  etrusca e romana as pontes começam a ser construídas sobre arcos de pedra. Atualmente as técnicas de construção de pontes aliadas aos materiais modernos e contemporâneos permitem vencer grandes vãos. Na história do homem sobre a terra as civilizações mais adiantadas sempre foram as que dominaram os conhecimentos científicos e tecnológicos. As pontes estiveram sempre presentes nas grandes civilizações: serviam na guerra como caminho mais rápido e prático para envio de tropas e suprimentos e serviam na paz como rota de comércio, comunicação e integração.
Ponte é benefício puro e certo se bem utilizada. Nada pode justificar sua ausência.
Em Guaratuba/PR  a necessidade de uma ponte sobre sua baía é justificável e inadiável. Entendemos que essa ponte trará inúmeros benefícios à população de todo o Estado.
As justificativas dos que são contra a sua construção não se sustentam: dizem os que são contra o progresso que essa ponte traria enxurradas de caminhões para o centro do município, o que não é verdade quando se pensa em um projeto maior e completo. Cremos que a ausência da ponte sim, poderá agravar o tráfego de caminhões visto que a travessia pelas balsas serão sempre adequadas e ajustadas para transportar a demanda crescente desses caminhões. Com a ponte e o projeto de desvio dos caminhões por fora do centro do município essa teoria cai por terra. A população do Paraná está sendo enganada pelos falsos administradores, aqueles que não têm a ânsia de fazer, aqueles que não têm a vontade de melhorar a civilização, aqueles que não têm a ética e a estética como parâmetros de comportamento. Ao povo do Paraná deixamos esse apelo: Exijam a ponte, um caminho mais seguro e ecologicamente correto. Com certeza essa ponte trará muitas melhorias aos municípios dessa região,  conforto para os veranistas e moradores, e uma nova dinâmica do mercado de bens duráveis e de bens de consumo, com melhoria da qualidade dos produtos e serviços, e grande melhoria na qualidade de vida e garantia de vida de toda a população envolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário